Desejamos ainda que 2008, seja para esta Universidade, um ano de solidificação das mudanças em curso e de novos desafios nas áreas científico-pedagógicas, académica, de extensão e de desenvolvimento institucional.
terça-feira, dezembro 18, 2007
Festas felizes para A Politécnica!
Desejamos ainda que 2008, seja para esta Universidade, um ano de solidificação das mudanças em curso e de novos desafios nas áreas científico-pedagógicas, académica, de extensão e de desenvolvimento institucional.
Licenciatura em Estudos de Desenvolvimento da ESA em Nampula

Em conversa com a Dra. Joana de Carvalho, Coordenadora do Curso na ESA e docente que leccionou a disciplina de Género e Desenvolvimento, que terminou no dia 15 do corrente mês, procurámos perceber como os estudantes do Curso se sentem e quais as razões de terem optado pela Universidade Politécnica e pelo Curso, especificamente.

”O ambiente que se vive nas instalações da Universidade Politécnica em Nampula é de um espirito académico. Quem por lá passa vê um constante vai e vem de estudantes que vão fazer consultas na Internet, requisitar livros e ainda actualizarem-se sobre novidades da Universidade”, conta-nos a Dra. Joana de Carvalho.

INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DA UNISA ATRAVÉS DA ESA

Veja abaixo os documentos necessários para o processo de inscrição para cursos de graduação e pós-graduação. Para mais informações, contacte o Dr. Domingos Ferrão, Coordenador do Ensino Aberto e à Distância na ESA, sita na Avenida Paulo Samuel Kankomba, 1170, Campus Universitário, Bloco A, 1 Andar, sala ADB 201. Consulte também o site da UNISA:
Documentos necessários para inscrição na UNISA
Undergraduate:
1. Formulário de inscrição devidamente preenchido .
2. Formulário de matrícula devidamente preenchido + pagamento da taxa de 260,00 ZAR
3. Fotocópia do documento de identificação reconhecida pelo Consulado da RSA.
4. Fotocópia do Certificado de Conclusão da 12ª classe ou equivalente, traduzida para a língua inglesa e reconhecida pelo MNEC, MEC e pelo Consulado da RSA.
Atenção! A tradução deverá ser feita por um tradutor oficial do Consulado da RSA.
6. Comprovativo de depósito do pagamento dos valores referentes ao número de módulos escolhidos para inscrição.
7. Assinatura do Termo de Compromisso entre A Politécnica e o aluno.
Postgraduate:
1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (solicitar A Politécnica).
2. Fotocópia do documento de identificação reconhecida pelo Consulado da RSA.
3. Fotocópia dos Certificados de Conclusão de todos os graus anteriores, traduzidas para a língua inglesa e reconhecidas pelo MNEC, MESCT e pelo Consulado da RSA.
Atenção! A tradução deverá ser feita por um tradutor oficial do Consulado da RSA.
4. Fotocópia do Certificado de casamento ou de divórcio reconhecida pelo Cons. da RSA. (somente para as mulheres).
5. Comprovativo de depósito do pagamento dos valores referentes ao curso escolhido
6. Programa das disciplinas feitas nos graus anteriores (em inglês e também reconhecido pelo Consulado da RSA).
7. Formulário preenchido referente ao grau solicitado (solicitar A Politécnica)
8. Para o Doutoramento: submeter também um exemplar da dissertação feita para o mestrado (em inglês).
9. Assinatura do Termo de Compromisso entre a A Politécnica e o aluno.
15/06 – 30/09/2008
Matrícula: 250,00 USD
Inscrição com atraso
01/10/2008 – 09/01/2009
Matrícula: 500,00 USD
quinta-feira, dezembro 13, 2007
Politécnica no Conselho de Administração do INED
Decorreu na manhã do dia 12/12/2007 a primeira Sessão Ordinária do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Educação à Distância (INED) presidida pelo Dr. Arnando Nhavoto, Presidente daquele orgão.
O INED é uma instituição pública, coordenadora e reguladora da Educação à Distância, no âmbito do Sistema Nacional de Educação, criada a 17 de Outubro de 2006, e é dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, técnica e científica.
De acordo com o Estatuto Orgânico do INED, publicado no Decreto nº 49/2006 de 26 de Dezembro, este instituto tem como principais atribuições:
- Definir políticas, regulamentos, estratégias e planos de implementação do sistema de Educação à Distância;
- Garantir o funcionamento da rede nacional de Centros Provinciais de Educação à Distância;
- Criar e desenvolver o sistema de acreditação no âmbito desta modalidade de educação
Segundo a Directora da ESA, Mestre Andrea Serra, a criação do INED irá permitir o desenvolvimento desta modalidade de Ensino no país como forma de aumentar os índices de acesso à educação a todos os moçambicanos. A própria diversidade de representantes no Conselho de Administração daquele instituto é, segundo a Directora da ESA, um sinal de que a Educação à Distância no nosso país deve ser muito bem articulada entre todos os intervenientes para que seja um sucesso, pois são muitos os desafios que se colocam a esta modalidade de aprendizagem.
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Termina Curso de Formação de Secretárias
Na Cerimónia de encerramento do Curso participaram, além dos formadores da Universidade Politécnica, Mestre Hélio de Sousa e Bacharel Celso Sitoe, os representantes da Banco de Moçambique, Dr. Eugênio Saranga e Dr. Dias Macuácua, Assistente de Direcção dos Recursos Humanos e, em representação, da ESA, o Coordenador do Curso, Bacharel Dmytro Yatsyuk.
segunda-feira, dezembro 03, 2007
ESA forma Secretárias de Direcção do Banco de Moçambique

Na Cerimónia de abertura do Curso participaram, além dos formadores com larga experiência na matéria, Mestre Hélio de Sousa e Bacharel Celso Sitoe, o representante da Banco de Moçambique, Dr. Eugénio Saranga e em representação da ESA, o coordenador do Curso, Bacharel Dmytro Yatsyuk.
O Curso de Formação em Atendimento para Secretárias de Direcção do Banco de Moçambique tem como objectivo geral a transmissão de um conjunto de técnicas, instrumentos e métodos que permitam um desempenho adequado no atendimento personalizado, boas maneiras e cortesia.
Para mais informações, queiram, por favor, contactar a Directora da ESA, Mestre Andrea Serra, ou o Responsável pela Coordenação do Curso, Bacharel Dmytro Yatsyuk.
Ministro da Educação e Cultura visita a Universidade Politécnica
Seguiu-se uma pequena visita guiada à sala de informática, durante qual o Sr. Ministro teve oportunidade de conviver com os estudantes do Curso de Licenciatura e a equipa de Basquete da Universidade, cujos atletas fizeram parte da Comissão de recepção.
O Sr. Ministro mostrou muita satisfação pelas condições criadas para os estudantes, pelo número de alunos que a Universidade conseguiu matricular na sua abertura e pela iniciativa de criar mais uma Universidade na cidade de Nampula.
A visita correu muito bem, pelo que apresentamos os nossos parabéns à Sra. Laura e ao Mestre Hélio de Sousa que se encontrava em Nampula e que ajudou na organização do protocolo deste evento.
Informação recolhida pela ESA
segunda-feira, novembro 19, 2007
Palestra: Corporação do Desafio do Milénio
.jpg)
Serviço de Relações Públicas e Protocolo
sexta-feira, novembro 16, 2007
quarta-feira, novembro 07, 2007
POLITÉCNICA ABRE CURSOS EM NAMPULA
in: Wamphula Fax, Terça-feira, 06 de Novembro de 2007, pag. 3
A Universidade Politécnica abriu ontem, formalmente, na cidade de Nampula, os cursos de Mestrado em Estratégias de Desenvolvimento de Negócios e de Licenciatura em Estudos de Desenvolvimento.
Nesta primeira fase, os cursos a serem ministrados através das Escolas Superior de Altos Estudos e Negócios (ESAEN) e Aberta (ESA) vão contar com 83 estudantes, sendo 15 para o nível de Mestrado e os restantes para a Licenciatura.
Francisco Mucanheia, marcou abertura do ano.
Dirigindo-se aos presentes, Mucanheia reconheceu que apesar de o nosso país possuir recursos naturais valiosos, ainda não existe uma capacidade científica suficiente para a sua exploração. Sustenta que os cursos ministrados pela Politécnica irão contribuir não apenas para formação qualitativa dos recursos humanos, como também abrem espaço para a promoção de acções que impulsionem o desenvolvimento sócio económico.
Por seu turno, Prof. Dr. Lourenço Rosário, Reitor da Universidade Politécnica, afirmou que a iniciativa se insere na estratégia de expansão e inovação do ensino da sua instituição. Revelou que se trata da primeira vez que a Politécnica introduz o curso de Mestrado na área de Desenvolvimento e Negócios.
quarta-feira, outubro 31, 2007
WORKSHOP: PERFOMANCE EM PALCO
terça-feira, outubro 30, 2007
Sarau Cultural “Hino à Sensualidade”

NB: Entrada Livre e Bar Aberto
Contamos com a vossa presença
Sub – Projecto de Advocacia
Projecto ISPU/SIDA
Universidade Politécnica – A Politécnica
sexta-feira, outubro 19, 2007
Campeonato Africano de Basquetebol de Clubes em Feminino
1º de Agosto (ANG)
14:00 Horas - KPA - 1º Agosto
16:00 horas - Desportivo - Dolphins
18:00 horas - Ferroviário - ABC
20:00 horas - First Bank - ISPU
terça-feira, setembro 18, 2007
quarta-feira, junho 13, 2007
quinta-feira, abril 26, 2007
Seminário “O Tribunal da SADC” no ISPU
CAPJ – Centro de Assistência e Práticas Jurídicas do Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), convida os Docentes, Magistrados, Advogados, Juristas, Empresários, Estudantes e o Público em geral, a participar no Seminário subordinado ao tema “O Tribunal da SADC”, a ser proferido pelo Presidente do Tribunal da SADC, Dr. Luís Mondlane, a ter lugar no dia 30 de Abril de 2007, às 17h00, no Anfiteatro do ISPU, sito na Av. Paulo Samuel Kankhomba, 1011, em Maputo. O evento terá a duração aproximada de 2 horas.
Este evento pretende reforçar o conhecimento sobre a justiça ao nível da SADC, fazendo uma reflexão sobre os caminhos necessários a percorrer, para alcançar a real igualdade de direitos e garantias consagradas na Lei, para todos os cidadãos da nossa Região, combatendo todos os tipos de exclusão e discriminação.
Serviço de Relações Públicas e Protocolo
quarta-feira, abril 25, 2007
ISPU conta com Gabinete de Atendimento psicológico
Tem lugar no próximo dia 26 de Abril, na Sede do IPS, entidade detentora do ISPU, sita nas antigas instalações da Reitoria do ISPU (AV. Paulo Samuel Kankhomba, 1170), pelas 9 horas, a Cerimónia de Inauguração do Gabinete de Atendimento Psicológico do ISPU.
O Gabinete em referência foi criado no âmbito do Projecto de Combate ao HIV – SIDA desenhado por esta Instituição de Ensino Superior.
O acto inaugural será dirigido pelo Reitor do ISPU, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, e será testemunhado por quadros séniores do Secretariado Executivo do Conselho Nacional do Combate ao SIDA (SE-CNCS), da Direcção da Saúde da Cidade, quadros de direcção, docentes, estudantes e funcionários da Academia sita na Av. Paulo Samuel Kankhomba.
Para além da inauguração do Gabinete de Aconselhamento lançar-se-ão outros programas, tais como a campanha de testagem voluntária, com a colaboração duma equipa técnica do PSI, a doação de sangue, que para o efeito se deslocará ao local uma equipa do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo, a inauguração de um painel de assinaturas, sob o lema “Não à discriminação de PVHS dentro e fora do ISPU”, a projecção de “slides” com fotografias do Projecto ISPU – SIDA e exposição das actividades que levadas a cabo pelo Projecto de Combate ao SIDA do ISPU.
As acções de combate ao SIDA vêem sendo desenvolvidas desde finais do ano de 2006, altura em que o SE-CNCS disponibilizou fundos às universidades para participarem no combate a doença do século.
Estão envolvidos no Projecto de Combate ao SIDA do ISPU docentes e investigadores com larga experiência em matéria de HIV – SIDA,. Tais como o Prof. Doutor Hachimo Chagane, o Dr. Fernando Ribeiro e a Dra. Kátia Vassoa.
Para mais informações, queira contactar a Coordenadora Técnica do Projecto de Luta Contra o SIDA, Dra. Andrea Serra (Cel 82 42 15 190), ou a Assistente da Coordenação do Projecto de Luta Contra o SIDA, Dra. Girlane da Silva (Cel 84 39 80 685).
Maputo, 23 de Abril de 2007.
CAMPANHA: ISPU COM A COMUNIDADE
terça-feira, abril 24, 2007
sexta-feira, abril 20, 2007
segunda-feira, abril 16, 2007
quarta-feira, abril 04, 2007
Dia da Mulher Moçambicana comemorado no ISPU
sexta-feira, março 30, 2007
Tasha de Vasconcelos no ISPU
No dia 27 do mês de Março de 2007, teve lugar no Centro Recreativo e Estudantil do Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), uma apresentação informal do projecto de intervenção social à favor de crianças órfãs de Moçambique pela actriz e modelo, a activista das Nações Unidas para os direitos das crianças pobres nos países em desenvolvimento, a moçambicana Tasha de Vasconcelos.
O referido evento teve a participação da representante do Gabinete da Primeira Dama, Sra. Maria dos Anjos, do Dr. Aurélio Ginja (Coordenador do CREISPU), além do Produtor Cultural do ISPU, actor Nelson Maquile na qualidade de interlocutor entre a Tasha de Vasconcelos e vasta plateia, composta pelos Docentes, Estudantes e Trabalhadores do ISPU.
O evento contou com a animação cultural do grupo de timbila “Txiculo”, recitação de poesia em língua xitsua (com tradução para o português) e até uma pequena demonstração de como deve ser feito um desfile de moda, protagonizada pela própria Tasha de Vasconcelos.
Estando em Moçambique em Março do ano passado, Tasha de Vasconcelos tinha visitado as crianças desfavorecidas na Beira. Esta visita a comoveu bastante, tendo decidindo angariar os fundos para minimizar o sofrimento das crianças nesta província. Durante um ano, Tasha de Vasconcelos conseguiu juntar 250.000 USD, que em parceria com o Gabinete de Primeira Dama, serão investidos na construção de orfanato no distrito de Muanza na província de Sofala.
Hoje, no dia 28 de Março, já em Muanza, Tasha de Vasconcelos lançará a primeira pedra, daquilo que prometeu como sendo apenas o início da sua acção humanitária à favor dos mais necessitados em Moçambique.
Numa sessão de perguntas e respostas, Tasha de Vasconcelos contou que desde criança queria ajudar os outros, e que durante a sua carreira de actriz e modelo sentiu que a vida de apenas glamour e fama, é uma vida de alguma forma vazia. Por isso, criou a Associação AMOR, juntando uma equipa de trabalho internacional, que pretende investir dinheiro, trabalho e amor intervindo socialmente para ajudar os órfãos moçambicanos a crescerem e desenvolverem o nosso país.
quinta-feira, março 29, 2007
Jornadas Científicas no ISPU
Os principais convidados são os Discentes e Docentes destes cursos, mas as Jornadas estão abertas à Comunidade Académica e Científica do ISPU e ao público em geral.
É um evento voltado para a disseminação de estudos Científicos e tem como propósito fundamental promover a troca de experiências entre pesquisadores e Comunidade Científica, divulgando o trabalho de Académicos e Professores de Graduação ou Pós-Graduação permitindo saber que temas ou linhas de investigação são trabalhados e por quem, traduzindo-se em uma mais valia para a Universidade e seus membros, na medida em que permite identificar áreas comuns de trabalho, pessoas envolvidas e união de esforços no alcance de maiores objectivos, generalizando alianças estratégicas multidisciplinares e esforços inter-faculdades.
Um evento deste género é mais que uma actividade isolada:
É um evento que se situa ao centro de uma política de formação Científica;
É um evento formador de opiniões;
É um evento criador de cultura. Aliás, essa é a finalidade mais nobre do
ensino universitário: criar no corpo Docente e Discente o gosto e a motivação pela Ciência, alimentando uma cultura do método Científico. Colocar a Ciência, seja a Ciência já sistematizada seja aquela que nasce das pesquisas que se sucedem na descoberta e na interpretação de novos fenómenos, a serviço da Comunidade, em prol do desenvolvimento do bem estar social e da qualidade de vida de seus cidadãos.
Os temas a serem apresentados são os abaixo descriminados:
27 de Março
16:30/17:30
Modelo Quadro Lógico na Gestão de projectos nas Organizações
Assane Adam, Eduardo Abrão, Inês Inguane
17:45/18:45
O papel dos Auditores externos na detecção e relatos de erros, fraudes e ou actos ilegais
Dr. Venâncio Chirrime, Docente
28 de Março
16:30/17:30
A livre Circulação de pessoas, bens, serviços e capitais - Que futuro para Moçambique (Concorrência, PME's, Vantagens, Inconvenientes, Estratégias)
Hermínio Tobela, Melânia Detepo, Cristina Detepo
17:45/18:45
Gestão de Tempo,
29 de Março
16:30/17:30
O novo Plano Geral Contabilidade de Moçambique
Dr. Gildo Lucas, Docente
17:45/18:45
Global Managament Challenge
30 de Março
17:30/19:00
Impacto do Investimento Estrangeiro em Moçambique
Os temas a serem apresentados para além de cativantes, têm vindo a ganhar destaque no quotidiano das empresas, e acredita-se que os mesmos são de grande interesse para os gestores.
Pretende-se que em paralelo às palestras, sejam exibidas exposições de DVD´s e Livros de Gestão da British Council e da Editora Escolar.
A comissão Organizadora:
Coordenadores de CA e AGE: Dr. Mansur Valabdas 82-3257460 e Xavier de Jesus 82 - 3199790
Assistentes do Curso:
Dr. Mahomed Adil 82 – 3944070
Dr. António Sendi 82 – 4957220
Marlo 82 – 7677170
Bento Gonçalves 82– 3202580
quarta-feira, março 28, 2007
quinta-feira, março 15, 2007
Campanha “Moçambique por Moçambique” no Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU)
Motivada pelo sentido do humanismo, a campanha interna de recolha de diversos bens que decorreu entre 28 de Fevereiro à 12 de Março corrente, foi coordenada pelo Departamento de Recreação, Cultura e Desportos (DRCD) ao nível de vários departamentos do ISPU e pela Associação dos Estudantes, no seio da comunidade estudantil.
É de realçar, que a participação considerável neste acto de solidariedade, foi, em parte, conseguida pelas sinergias, criadas durante a realização da Feira do Livro e das festividades do Dia Internacional da Mulher. Para o sucesso da operação também contribuiu a festa de angariação de fundos em apoio às vítimas de cheias, organizada no CREISPU pela Associação dos Estudantes do ISPU.
12 de Março de 2007
sexta-feira, março 09, 2007
terça-feira, fevereiro 27, 2007
sexta-feira, fevereiro 23, 2007
segunda-feira, fevereiro 19, 2007
Terminou I° Curso sobre Análise de Conflitos Internacionais
No dia 16 do mês de Fevereiro de 2007, encerrou-se no Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), o I° Curso sobre Análise de Conflitos Internacionais, leccionado por Doutor Joaquim A. Chissano, Titular da Cátedra de Gestão de Conflitos.
O Curso de “Análise dos Conflitos Internacionais” foi o primeiro Curso, numa série que será organizada pela Cátedra de Gestão de Conflitos do ISPU. O objectivo geral do curso era de fornecer aos alunos as ferramentas teórico – científicas básicas para uma análise objectiva de conflitos internos e internacionais. Para o efeito, o curso iniciou a primeira abordagem de temas de dimensão nacional, mas com efeitos na área internacional e vice – versa, estabelecendo a ligação directa entre especialistas em assuntos da paz, negociações e resolução de conflitos.
O Curso foi ministrado em regime misto, através de metodologia de ensino – aprendizagem interactiva entre os facilitadores do curso e os alunos. A exposição académica de matéria, sempre era seguida por debates moderados por Dr. Joaquim A. Chissano e os seus assistentes.
Com duração de uma semana académica, o curso contou com 37 participantes, vindos da comunidade académica do ISPU e outras Instituições, das repartições do Estado (Ministério dos Negócios Estrangeiros e outros) e do público em geral.
O último dia do curso foi marcado pela participação especial do “guest speaker”, Dr. Carlos Tembe, que dinamizou o debate sobre “Conflitos no Médio Oriente”.
Vários jornalistas foram convidados para cobrir o encerramento do curso, assinalado por um pequeno cocktail e secção de fotografias com Dr. Joaquim A. Chissano.
quinta-feira, fevereiro 15, 2007
Iniciou-se curso sobre Análise de Conflitos Internacionais
O Curso de “Análise dos Conflitos Internacionais” é o primeiro Curso, numa série que será organizada pela Cátedra de Gestão de Conflitos do ISPU. O objectivo geral do curso é fornecer aos alunos as ferramentas teórico – científicas básicas para uma análise objectiva de conflitos internos e internacionais. Para o efeito, o curso prevê fazer a primeira abordagem de temas de dimensão nacional, mas com efeitos na área internacional e vice – versa, estabelecendo a ligação directa entre especialistas em assuntos da paz, negociações e resolução de conflitos.
O Curso em referência será ministrado em regime misto, através de metodologia de ensino – aprendizagem interactiva entre os facilitadores do curso e os alunos. A exposição académica de matéria, será sempre seguida por debates, mesas redondas, seminários e palestras proferidas por Dr. Joaquim A. Chissano, seus convidados, “guest speakers” e assistentes.
Com duração de uma semana académica, o curso conta com 37 participantes, vindos da comunidade académica do ISPU e outras Instituições, das repartições do Estado (Ministério dos Negócios Estrangeiros e outros) e do público em geral.
quarta-feira, fevereiro 14, 2007
Oração de Sapiência proferida pelo Dr. Joaquim A. Chissano
No dia 12 do mês de Fevereiro de 2007, realizou-se no Anfiteatro do Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), a Oração de Sapiência intitulada: “O papel de Moçambique na resolução pacífica de conflitos”, proferida por Doutor Joaquim A. Chissano, Titular da Cátedra de Gestão de Conflitos.
Perante uma larga comunidade de Governantes moçambicanos, corpo diplomático, comunidade académica, docente e estudantil, não só do ISPU, mas das outras Instituições de ensino de Moçambique, o antigo chefe do Estado compartilhou a sua visão do Mundo contemporâneo e actual, no que toca à problemática dos conflitos internacionais e a sua resolução pacífica.
Joaquim A. Chissano começou por afirmar que os conflitos existem e sempre existirão, pois são inerentes às relações humanas em luta pelos valores, interesses, recursos existentes, suscitando o espírito de concorrência para o acesso aos mesmos. A seguir o estadista moçambicano lembrou que tradicionalmente existem duas formas da resolução destes conflitos: a via militar, sustentada pelo Realpolitik e a via negocial ou a solução pacífica de resolução de conflitos.
Depois Joaquim A. Chissano fez um pequeno excurso à história de Moçambique, lembrando que o nosso país já viveu a experiência nacional (Acordo de Lusaka, Governo de Transição, guerra civil, Acordo Geral da Paz) e internacional (luta anti – apartheid, Acordo de N´komati, etc) de duas formas de resolução de conflitos. Mas que a opção nacional claramente favorece à resolução pacífica e política de conflitos, pois se substancia na estratégia de solução do tipo win – win, que assegura que as partes envolvidas sempre ganham. Deste forma, no plano internacional, Moçambique privilegia o âmbito do OUA, valorizando o papel importante que as organizações sub – regionais como a SADC, ECOWAS, IGAD e outras desempenham na procura de soluções para os conflitos que ocorrem nas suas áreas de jurisdição.
Por fim, Joaquim A. Chissano expressou a sua convicção do que os assuntos abordados na Oração de Sapiência contribuirão para estimular futuros debates, particularmente na Cátedra de Conflitos Internacionais, que nos dias 12 a 16 de Fevereiro de 2007 inaugura o Curso de “Análise dos Conflitos Internacionais”.
quinta-feira, fevereiro 08, 2007
PRESS – RELEASE, 08.02.2007
No dia 07 do mês de Fevereiro de 2007, procedeu-se na Reitoria do Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), à assinatura do contrato entre a Visão Mundial Moçambique e o Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), com objectivo de formar 70 licenciados em ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO.
A Visão Mundial Moçambique foi representada neste acto pelo Dr. Carlos Piedrasanta e os seus colaboradores e o Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) foi representado pela sua Directora Executiva, Prof. Doutora Rosânia da Silva, com a presença do Magnifico Reitor do ISPU, Prof. Doutor Lourenço do Rosário e do Conselho Directivo da Instituição.
Na sua breve intervenção, após a assinatura do Contracto, Dr. Carlos Piedrasanta destacou a importância do valorização dos quadros nacionais e a sua grande satisfação em contribuir para o desenvolvimento sócio – profissional dos moçambicanos.
Por sua vez, o Magnífico Reitor do ISPU, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, destacou a capacidade do ISPU em oferecer as melhores condições do ensino – aprendizagem no mercado, salientando também que a escolha do ISPU pela Visão Mundial Moçambique significa dignificação e engrandecimento da Universidade.
A formação dos 70 funcionários da Visão Mundial Moçambique terá lugar nas cidades de Xai – Xai e Quelimane, representando deste modo, o esforço do ISPU em expandir-se à todo o território nacional, sem no entanto comprometer nem a sua qualidade no ensino, nem a saúde financeira da Instituição.
362.135,00 dólares americanos é o valor do presente Contrato, através do qual o ISPU pretende levar avante a sua visão de desenvolvimento do país, não esquecendo das responsabilidades sociais das instituições do ensino superior na luta contra a pobreza absoluta em Moçambique.
08 de Fevereiro 2007
terça-feira, fevereiro 06, 2007
Contrato entre World Vision Moçambique e ISPU
World Vision Moçambique e Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), assinam um contracto hoje, dia 07 de Fevereiro, pelas 16h00, na Reitoria do (ISPU), sita na Av. Paulo Samuel Kankhomba, 1011, em Maputo. O Contrato será assinado pelo representante da World Vision Moçambique, Dr. Carlos Piedrasanta e pela Directora Executiva do ISPU, Prof. Doutora Rosânia da Silva.
O referido contrato têm como objectivo a formação de 70 licenciados em ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO.
Através deste Contrato, o ISPU pretende levar avante a sua visão de desenvolvimento do país, não esquecendo das responsabilidades sociais das instituições do ensino superior na luta contra a pobreza absoluta em Moçambique.
Assim sendo, vimos por este meio convidar às V. Excias para fazer a cobertura deste evento.
Solicitamos que confirme a vossa presença, contactando Sr. Valter Nuro / Sr. Dmytro Yatsyuk pelo telefone: 21 352750, extensão: 836 / 839, Fax: 21 314340 cel: 82 3906990 / 84 260 4620.
Sem mais de momento, os melhores cumprimentos.
segunda-feira, fevereiro 05, 2007
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
Curso de Análise de Conflitos Internacionais
Preço: 4.500 Mt
Informa-se que os trabalhadores do ISPU tem direito a um desconto de 75 % do valor do curso, devendo pagar apenas 1.125 Mt.
terça-feira, janeiro 23, 2007
Informação actualizada on-line
De responsabilidade do SRPP (Sector de Relações Públicas e Protocolo) do Instituto Superior Politécnico e Universitá¡rio - ISPU
Maputo, Moçambique