Decorreu na manhã do dia 12/12/2007 a primeira Sessão Ordinária do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Educação à Distância (INED) presidida pelo Dr. Arnando Nhavoto, Presidente daquele orgão.
O INED é uma instituição pública, coordenadora e reguladora da Educação à Distância, no âmbito do Sistema Nacional de Educação, criada a 17 de Outubro de 2006, e é dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, técnica e científica.
De acordo com o Estatuto Orgânico do INED, publicado no Decreto nº 49/2006 de 26 de Dezembro, este instituto tem como principais atribuições:
- Definir políticas, regulamentos, estratégias e planos de implementação do sistema de Educação à Distância;
- Garantir o funcionamento da rede nacional de Centros Provinciais de Educação à Distância;
- Criar e desenvolver o sistema de acreditação no âmbito desta modalidade de educação
Segundo a Directora da ESA, Mestre Andrea Serra, a criação do INED irá permitir o desenvolvimento desta modalidade de Ensino no país como forma de aumentar os índices de acesso à educação a todos os moçambicanos. A própria diversidade de representantes no Conselho de Administração daquele instituto é, segundo a Directora da ESA, um sinal de que a Educação à Distância no nosso país deve ser muito bem articulada entre todos os intervenientes para que seja um sucesso, pois são muitos os desafios que se colocam a esta modalidade de aprendizagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário