segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Terminou I° Curso sobre Análise de Conflitos Internacionais






Encerramento do I° Curso sobre Análise de Conflitos Internacionais leccionado por Doutor Joaquim A. Chissano

No dia 16 do mês de Fevereiro de 2007, encerrou-se no Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), o I° Curso sobre Análise de Conflitos Internacionais, leccionado por Doutor Joaquim A. Chissano, Titular da Cátedra de Gestão de Conflitos.

O Curso de “Análise dos Conflitos Internacionais” foi o primeiro Curso, numa série que será organizada pela Cátedra de Gestão de Conflitos do ISPU. O objectivo geral do curso era de fornecer aos alunos as ferramentas teórico – científicas básicas para uma análise objectiva de conflitos internos e internacionais. Para o efeito, o curso iniciou a primeira abordagem de temas de dimensão nacional, mas com efeitos na área internacional e vice – versa, estabelecendo a ligação directa entre especialistas em assuntos da paz, negociações e resolução de conflitos.

O Curso foi ministrado em regime misto, através de metodologia de ensino – aprendizagem interactiva entre os facilitadores do curso e os alunos. A exposição académica de matéria, sempre era seguida por debates moderados por Dr. Joaquim A. Chissano e os seus assistentes.

Com duração de uma semana académica, o curso contou com 37 participantes, vindos da comunidade académica do ISPU e outras Instituições, das repartições do Estado (Ministério dos Negócios Estrangeiros e outros) e do público em geral.

O último dia do curso foi marcado pela participação especial do “guest speaker”, Dr. Carlos Tembe, que dinamizou o debate sobre “Conflitos no Médio Oriente”.

Vários jornalistas foram convidados para cobrir o encerramento do curso, assinalado por um pequeno cocktail e secção de fotografias com Dr. Joaquim A. Chissano.