quinta-feira, abril 17, 2008

Parceria ESA e UNIUBE

No período de 14 a 18 do mês de Abril, a Universidade Politécnica e em particular, a Escola Superior Aberta (ESA), está a receber o Mestre Fernando C. Marra, membro da Direcção da Universidade de Uberaba (UNIUBE) do Brasil e Director da Directoria de Educação à Distância daquela universidade.

Durante toda a semana, a ESA está trabalhar intensivamente com o Mestre Fernando Marra na organização de dois cursos de Licenciatura a Distância, que a Universidade Politécnica pretende, em parceria com a unidade autónoma da UNIUBE, Instituto Brasileiro de Educação à Distância (IBED), implementar no país. O objectivo da A Politécnica é levar o Ensino a Distância para todo Moçambique, através da criação de quatro Centros de Recursos, sendo um em Maputo, um em Quelimane, um em Nampula e um em Tete (único local onde A Politécnica terá de criar infra-estruturas de base).Para o efeito, a ESA está empenhada no processo de planeamento, desenho de estratégias e discussão sobre a preparação destes cursos em Moçambique. Com essa cooperação internacional e institucional entre A Politécnica e a UNIUBE / IBED, as academias pretendem ao médio e longo prazo estender a sua intervenção para todos os países africanos de língua oficial portuguesa.

Colhendo as primeiras impressões do Prof. Doutor Fernando C. Marra sobre o trabalho desenvolvido com a equipa da ESA, fomos saber que:

- Além da identidade da língua portuguesa, o Brasil tem na África a principal base da sua formação cultural. Essa identidade cultural com certeza fortalecerá a pareceria entre as nossas Universidades, pois é perfeitamente possível comparar as zonas de interior do Moçambique e do Brasil.

- A experiência da UNIUBE em educação à distância é de mais de 10 anos podendo então contribuir com a implantação dos cursos superiores à distância em Moçambique, mas com certeza a nossa parceria é bilateral e temos muito que aprender com o povo moçambicano.

Actualmente a UNIUBE tem em oferta no Brasil 18 cursos superiores, sendo 15 de Licenciaturas e 3 Bacharelatos, tem um corpo discente de 11.300 alunos, gerindo 104 polos de apoio presenciais.