quinta-feira, abril 10, 2008

Estudantes da Politécnica na Conferência sobre CPLP

Estudantes do Curso de Licenciatura em Estudos de Desenvolvimento, da Universidade Politécnica em Nampula, participaram na Conferência sobre a CPLP, patrocinada pela Academia Militar.

Por: António Pedro Semedo (estudante da 2ª Edição da Licenciatura em Estudos de Desenvolvimento da ESA em Nampula, Turma Laboral)

No dia 25 de Março, um grupo de estudantes da Universidade Politécnica, sua extensão em Nampula, participaram em secção aberta da Conferência sobre CPLP e das “Políticas de aliança na luta contra a pobreza”. A Conferência era patrocinada pela Academia Militar de Nampula e teve lugar na sala de conferências do Hotel Girassol, numa secção aberta ao público amplo, assim como aos docentes e discentes das diversas escolas daquela cidade. O orador da mesma foi o Professor Catedrático, Dr. Monteiro, coronel do exército português.

Falando sobre o espaço da CPLP, o orador sublinhou o valor do poder e vontade na criação de potenciação de factores geo – políticos e geo – estratégicos que possam dar uma voz cada vez mais audível da CPLP, no concerto das nações e também ao nível individual dos países. Destacou a importância histórica da língua portuguesa, como vinculo de comunicação não só no espaço CPLP, como também ao nível mundial.

Abordou com detalhe a importância da educação no desenvolvimento e mencionou a declaração de Sorbonne (1999), relativo ao acordo de créditos universitários e uniformização de equivalência de ensino universitário entre os países europeus.
Sublinhou também a necessidade de pesquisa universitária, como condição de desenvolvimento e de afirmação das universidades. Em termos de políticas de aliança contra a pobreza, o Dr. Monteiro abordou os factores de divida, comércio justo e ciência para o desenvolvimento, como aspectos com influência no desenvolvimento.
No final da Conferência surgiram várias intervenções da audiência, incluindo dos estudantes da A Politécnica, algo que fez espevitar o debate. O moderador da Conferência, Tenente – Coronel do exército moçambicano, Sr. João Bias, agradeceu a presença e participação activa dos estudantes da A Politécnica, que se destacaram pela disciplina e pelo uso de material promocional da Universidade.