segunda-feira, setembro 15, 2008

ESA termina formação de Gestores de Escolas e Internatos

No dia 3 de Setembro terminou a 3ª e última Fase da formação de Gestores de Escolas e Internatos na Província de Cabo Delgado, na cidade de Montepuez. A formação contou com a participação de 12 formandos/as, decorrendo nas instalações do Centro Padre João, em Montepuez.

Após fazer um pesquisa das necessidades de formação des gestores de escolas e internatos na cidade de Montepuez, ocorrida entre 19 e 20 de Junho de 2007, a ESA criou um plano de formação que ocorreu em três Fases. Sendo que a 3ª Fase (1 – 3 de Setembro de 2008), foi dedicada à preparação e apresentação de um projecto prático pelos formandos, que pode se realizar a curto prazo nas respectivas escolas e internatos.

Sob a orientação do formador, Engenheiro Luís Costa, os formandos apresentaram e debateram os trabalhos realizados por cada uma das escolas no intervalo entre as Fases II e III da formação. Mais tarde, os formandos procederam às correcções consideradas pertinentes e no dia do encerramento do Curso os projectos foram apresentados publicamente pelos formandos a entidades locais, convidados e elementos da Caritas Moçambique, entidade financiadora desta Formação.

Os trabalhos preparados pelos formandos apresentaram um índice de qualidade, quer em termos de conteúdo, quer em termos gráficos, bastante satisfatórios. De destacar o empenho e a dedicação dos formandos na preparação da apresentação final e na capacidade de defesa dos projectos perante o público convidado. Salvo uma excepção, os projectos apresentados podem ser desenvolvidos com recursos a fundos próprios ou parceiros.

Para mais informações, queiram, por favor, contactar a Directora da ESA, Mestre Andrea Serra, ou o Responsável pela Coordenação desta formação, Licenciada Joana de Carvalho.