segunda-feira, setembro 01, 2008

ESA representa Politécnica na Conferência Nacional de EAD

O Instituto Nacional de Educação à Distância (INED) realizou entre os dias 13 e 15 a Conferência Nacional de Educação à Distância com o objectivo de promover o debate e a troca de experiências entre diversas instituições de ensino nacionais e regionais que estão a promover esta modalidade de educação.

Entre os temas abordados nos diferentes painéis, destacamos: O uso das TICs na EAD em Moçambique; Projecto da SADC – Desenvolvimento da Capacidade Institucional em EaD; Reflexão sobre a Rede dos CPEDs (Centros Provinciais de Ensino à Distância); O uso do celular no apoio ao estudante (Experiência da Universidade de Pretória); Regulamento da EAD em Moçambique, entre outros.

Neste encontro estavam presentes especialistas em EAD e representantes das Universidades Eduardo Mondlane, ACIPOL, Universidade Pedagógica, Universidade Católica, UDEBA, Instituto Superior Dom Bosco, representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, entre outros.

A ESA foi convidada a estar presente no painel “Garantia de Qualidade na Educação à Distância: Algumas Experiências de Moçambique”, tendo sido representada pela Dra. Joana de Carvalho. Sobre esta matéria a ESA deu a conhecer a sua experiência, em termos de cursos modulares que tem vindo a desenvolver em várias Províncias de Moçambique, a produção de materiais para EAD no âmbito do projecto Piloto do INED e toda a programação que tem vindo a desenvolver no que se refere à preparação para o lançamento de Cursos de Licenciatura à distância.

Reafirmamos que sem qualidade não há EAD ou qualquer tipo de ensino. Referimos os nossos critérios de validação de qualidade de materiais, docência e corpo técnico. A ESA afirmou que a Garantia de Qualidade passa primeiro que tudo pela formação. Formação dos quadros da ESA, formação dos quadros de A Politécnica e formação de equipas de tutores, elaboradores de manuais e docentes, entre outros profissionais que actuam na EAD.

ESA forma profissionais de EAD

No passado dia 25 de Agosto a Escola Superior Aberta (ESA) da Universidade Politécnica iniciou um conjunto de acções de formação de profissionais com interesse em actuar no Ensino à Distância (EAD). Cerca de 60 candidatos inscreveram-se nos diferentes cursos oferecidos pela ESA, em parceria com a Universidade de Uberaba (UNIUBE), no Estado de Minas Gerais do Brasil.

Uma das primeiras acções teve lugar no dia 26 de Agosto, tendo-se convidado elementos do corpo Directivo, Chefias e Docentes a Tempo Inteiro da Universidade Politécnica. Esta sessão, que contou com a presença da Vice-Reitora de A Politécnica, teve como objectivo sensibilizar o público interno sobre a modalidade de EAD e partilhar com todos a visão do Plano de implementação desta modalidade de Ensino na Universidade, suas implicações e mudanças culturais que devem ocorrer para o sucesso do projecto. Esta sessão foi facilitada pela Prof. Elisa Maças, que integra a equipa técnica de EAD da UNIUBE e pela Directora da ESA, Mestre Andrea Serra.

A formação dirigida a tutores, facilitada pela Prof. Elisa Maças, com 16 anos de experiência de formar profissionais em EAD, teve lugar entre os dias 27 e 28 de Agosto e as expectativas dos 15 participantes foram alcançadas.

No dia 29 de Agosto iniciou a formação para a produção de materiais em EAD, formação que conta com 20 participantes e que terá o seu término no dia 01 de Setembro.

A formação de docentes para actuarem na EAD está prevista para os dias 4 e 5 de Setembro e a ESA preve um total de 25 participantes uma vez que até ao momento ainda há público interessado a inscrever-se para esta formação.

Outras acções de formação interna irão decorrer nesta e na próxima semana com vista à planificação e consolidação do Modelo de EAD de A Politécnica, bem como a preparação dos curricula e materiais dos Cursos de Licenciatura à distância que a Politécnica prevê lançar no próximo ano.