segunda-feira, setembro 01, 2008

ESA representa Politécnica na Conferência Nacional de EAD

O Instituto Nacional de Educação à Distância (INED) realizou entre os dias 13 e 15 a Conferência Nacional de Educação à Distância com o objectivo de promover o debate e a troca de experiências entre diversas instituições de ensino nacionais e regionais que estão a promover esta modalidade de educação.

Entre os temas abordados nos diferentes painéis, destacamos: O uso das TICs na EAD em Moçambique; Projecto da SADC – Desenvolvimento da Capacidade Institucional em EaD; Reflexão sobre a Rede dos CPEDs (Centros Provinciais de Ensino à Distância); O uso do celular no apoio ao estudante (Experiência da Universidade de Pretória); Regulamento da EAD em Moçambique, entre outros.

Neste encontro estavam presentes especialistas em EAD e representantes das Universidades Eduardo Mondlane, ACIPOL, Universidade Pedagógica, Universidade Católica, UDEBA, Instituto Superior Dom Bosco, representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, entre outros.

A ESA foi convidada a estar presente no painel “Garantia de Qualidade na Educação à Distância: Algumas Experiências de Moçambique”, tendo sido representada pela Dra. Joana de Carvalho. Sobre esta matéria a ESA deu a conhecer a sua experiência, em termos de cursos modulares que tem vindo a desenvolver em várias Províncias de Moçambique, a produção de materiais para EAD no âmbito do projecto Piloto do INED e toda a programação que tem vindo a desenvolver no que se refere à preparação para o lançamento de Cursos de Licenciatura à distância.

Reafirmamos que sem qualidade não há EAD ou qualquer tipo de ensino. Referimos os nossos critérios de validação de qualidade de materiais, docência e corpo técnico. A ESA afirmou que a Garantia de Qualidade passa primeiro que tudo pela formação. Formação dos quadros da ESA, formação dos quadros de A Politécnica e formação de equipas de tutores, elaboradores de manuais e docentes, entre outros profissionais que actuam na EAD.

Sem comentários: