quarta-feira, setembro 24, 2008

ESA presente na Inauguração do CPED de Maputo

Decorreu no passado dia 19 de Setembro a inauguração do primeiro Centro Provincial de Educação à Distância (CPED) de Maputo, situado em Nhanguene sob responsabilidade do Instituto Nacional de Educação à Distância (INED), orgão criado pelo MEC, em 2006, para definir políticas e regulamentar esta modalidade de ensino no país.

A cerimónia de inauguração do CPED de Maputo foi presidida por sua Excelência Armando Emílio Guebuza, presidente da República de Moçambique. No acto estavam presentes o Ministro da Educação e Cultura, a governadora da Província de Maputo, elementos do Conselho de Administração e Direcção do INED, membros do governo, reitores de algumas instituições de Ensino Superior, elementos que integraram a Comissão instaladora do INED, gestores de educação, académicos e representantes de diversas instituições de Ensino e demais convidados.

A cerimónia incluiu uma visita às instalações do CPED, terminando com a visita à Biblioteca onde se encontra uma exposição de materiais de Educação à Distância de várias instituições e provedores de educação do país, nomeadamente: Universidade Politécnica, UEM, UP, UCM, ACIPOL, INTEC, UDEBA, IFB e IFAPA. No momento da visita a esta exposição a Directora da ESA teve a oportunidade de explicar ao Presidente da República de Moçambique o projecto Piloto desenhado pela ESA para o INED – O Curso de Capacitação para a Frequência do Ensino Superior – e mostrar os materiais desenhados para o referido curso, em exposição no local, afirmando ser um orgulho para a Universidade Politécnica a oportunidade de desenhar o primeiro currículo de um Curso à Distância e os primeiros materiais auto-instrucionais do INED. Lembramos que trata-se de um curso de capacitação com a duração de 6 meses e que contempla cinco módulos: Literacia Escrita, Habilidades Sociais, Tecnologias de Informação e Comunicação, Literacia Quantitativa e Habilidades de Estudo e Investigação. A previsão do início da implementação deste curso está para o primeiro semestre de 2009 sob a responsabilidade do INED.

No seu discurso, sua Excelência o Presidente da República reforçou os desafios que o país tem pela frente relativamente a esta modalidade de ensino e o papel dos diversos provedores na consolidação do ensino à distância no país, promovendo o acesso à educação de qualidade para todos os moçambicanos. Por sua vez, sua Excelência o Ministro da Educação e Cultura, Dr. Aires Aly, referiu no seu discurso que, no âmbito da Estratégia Nacional de Ensino à Distância (EAD) já foram formados 22 especialistas em EAD, construídos 2 centros de EAD, e em processo de implementação vários cursos incluindo os 4 projectos piloto do INED, tendo reconhecido o papel da Universidade Politécnica, através da ESA, da UEM, UP e outras instituições no processo de consolidação desta modalidade de Ensino.

A ESA agradece o reconhecimento do governo e com orgulho realça que o frutos da formação proporcionada aos 22 especialistas em EAD, mencionados pelo Ministro da Educação e Cultura, entre os quais três elementos desta Universidade, começam a ser visíveis ao multiplicarem-se oportunidades de formação em EAD para outros moçambicanos e desenvolverem-se outras iniciativas de formação superior em EAD. Recorde-se que a ESA formou no primeiro semestre deste ano 61 profissionais em materiais de EAD e está a preparar a introdução da primeira Licenciatura nesta modalidade. É motivo para dizer: Os desafios são muitos mas nada impossível quando se trabalha com preserverança e espírito empreendedor!