quinta-feira, junho 26, 2008

Delegação da Politécnica no Brasil

Notícia que saiu no website da Universidade brasileira de Uberaba (UNIUBE), neste momento visitada por delegação da Universidade Politécnica, nomeadamente pelo pessoal da Escola Superior Aberta (ESA), Mestre Andrea Serra e Dr.ª Mariza da Costa.

Educação a distância – Docentes de Moçambique visitam a Uniube
24/06/2008

Ter acesso a estrutura de funcionamento do programa de educação a distância mantido pela Uniube, esse é o objetivo da visita que duas integrantes do quadro de docentes da Universidade Politécnica de Moçambique fazem esta semana à Instituição.

Até sexta-feira, Andrea Serra e Mariza da Costa participam de uma série de reuniões, informando-se sobre o mecanismo de funcionamento em diferentes setores da Uniube. A maior parte desses encontros será com profissionais (coordenadores de departamentos, gestores de cursos e técnicos) que atuam junto ao Núcleo de EaD. Além disso, elas acompanham, no sábado, na cidade de Araxá, a realização de um encontro presencial dos cursos de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Letras – Português/Inglês e Português/Espanhol – e Química. A participação do aluno nesses eventos, realizados mensalmente nos pólos e núcleos de EaD, é obrigatória durante toda a fase de aprendizagem.
Toda a tecnologia educacional utilizada pela Uniube, na oferta de formação superior a distância, está sendo colocada à disposição da Universidade Politécnica de Moçambique. Acordo nesse sentido foi assinado em 2007, depois de uma visita do reitor daquela Instituição à Universidade de Uberaba. Após conhecer programas de EaD, mantidos por outras instituições de ensino no Brasil, incluindo federais, Lourenço Joaquim da Costa Rosário concluiu que o modelo utilizado pela Uniube era o que melhor atendia as necessidades de seu país.

De acordo com Andrea Serra, diretora da Escola Superior Aberta da Universidade Politécnica, a proposta é aproveitar esse acordo entre as duas universidades e trabalhar no desenvolvimento de um modelo próprio de EaD para o ensino superior. "Nossa Instituição já possui experiência com essa modalidade através da oferta de cursos modulares", explica Andrea Serra, acrescentando que "a experiência desenvolvida com sucesso pela Uniube ao longo dos últimos anos, será de grande importância para o nosso projeto, nas áreas de graduação e pós-graduação". O documento de cooperação também prevê, entre outras coisas, a realização de intercâmbios, envolvendo professores, pesquisadores, pessoal técnico e estudantes de graduação e pós-graduação. A primeira experiência na modalidade de educação a distância na área da graduação, com a proposta de ser colocada em prática já no segundo semestre deste ano, será nos cursos de Administração e Administração com ênfase em Recursos Humanos. Ambos terão a duração de quatro anos e todo o processo de oferta, incluindo formação de preceptores e elaboração do material didático, terá o apoio da Uniube.

Fonte:
http://uniube.br/noticias/noticia320.php

Palestra: Liderança de Alto Desempenho

Convidamos Exmos. Senhores para participar numa Palestra intitulada “Liderança de Alto Desempenho: As reflexões sobre desenvolvimento da liderança para obter resultados”, a ser orientada pelo Professor Dr. Adilson R. Neves, dia 01/07/2008, no Centro de Formações das TDM, Av. Kim Il Sung, № 96


SRPP