quarta-feira, novembro 07, 2007

POLITÉCNICA ABRE CURSOS EM NAMPULA

Ao nível de mestrado e licenciatura

in: Wamphula Fax, Terça-feira, 06 de Novembro de 2007, pag. 3

A Universidade Politécnica abriu ontem, formalmente, na cidade de Nampula, os cursos de Mestrado em Estratégias de Desenvolvimento de Negócios e de Licenciatura em Estudos de Desenvolvimento.
Nesta primeira fase, os cursos a serem ministrados através das Escolas Superior de Altos Estudos e Negócios (ESAEN) e Aberta (ESA) vão contar com 83 estudantes, sendo 15 para o nível de Mestrado e os restantes para a Licenciatura.
Uma Aula de Sapiência, sob o lema: o papel dos recursos humanos de formação superior como factor de desenvolvimento, proferida pelo Secretario Permanente da província de Nampula,
Francisco Mucanheia, marcou abertura do ano.
Dirigindo-se aos presentes, Mucanheia reconheceu que apesar de o nosso país possuir recursos naturais valiosos, ainda não existe uma capacidade científica suficiente para a sua exploração. Sustenta que os cursos ministrados pela Politécnica irão contribuir não apenas para formação qualitativa dos recursos humanos, como também abrem espaço para a promoção de acções que impulsionem o desenvolvimento sócio económico.
Por seu turno, Prof. Dr. Lourenço Rosário, Reitor da Universidade Politécnica, afirmou que a iniciativa se insere na estratégia de expansão e inovação do ensino da sua instituição. Revelou que se trata da primeira vez que a Politécnica introduz o curso de Mestrado na área de Desenvolvimento e Negócios.
Segundo académico, pretende-se com este cursos estimular as competências de gestão, incutindo nos estudantes métodos de planeamento, organização e controle dos projectos, dentre outros aspectos referentes a estratégia de Políticas Económicas, recomendáveis internacionalmente. O Reitor da Politécnica disse ainda que a sua instituição está estudar mecanismos no sentido encontrar parceiros que possam apoiar na consolidação do projecto de criação daquela Universidade em Nampula. Revelou que futuramente vai negociar com algumas agências bancárias para a concessão de bolsas / empréstimos aos estudantes que deverão pagar após conclusão do curso. Wf