terça-feira, abril 01, 2008

A Politécnica ganha Concurso da Cultura Geral

Por: António Rodrigues (estudante da 2ª Edição da Licenciatura em Estudos de Desenvolvimento da ESA em Nampula, Turma Laboral)
Por ocasião do primeiro aniversário do Centro de Pesquisas da Universidade Mussa Ben Bique, em Nampula, que tem a parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América, realizou-se naquele Centro um Concurso de Cultura Geral, com a participação de estudantes de quatro instituições de Ensino Superior daquela cidade, nomeadamente: Extensão da Universidade Politécnica (representada por três estudantes), Universidade Mussa Bin Bique, Universidade do Lúrio e Academia Militar. Não se fizeram presentes no concurso estudantes representantes das Universidades Católica e Universidade Pedagógica.
Os temas abordados no decurso do referido Concurso centravam-se no conhecimento sobre a cidade de Nampula, a Província de Nampula, os Estados Unidos da América e o Mundo em geral, sendo as perguntas feitas em língua portuguesa e inglesa.

O Concurso foi ganho pela A Politécnica, cujos alunos FICARAM EM 1º LUGAR!
No final do concurso houve um briefing, onde se defendeu a existência de um intercâmbio permanente entre escolas no quadro de pesquisas, parcerias, conferencias, palestras e concursos sobre diversos temas da actualidade.

ESA forma Gestores em Cabo Delgado

Arrancou a 2ª Fase da formação de Gestores de Escolas e Internatos na Província de Cabo Delgado

No dia 31 de Março arrancou a 2ª Fase da formação de Gestores de Escolas e Internatos na Província de Cabo Delgado, na cidade de Montepuez, projecto implementado pela Escola Superior Aberta (ESA) da Universidade Politécnica sob financiamento da Caritas Moçambique.
Após fazer um pesquisa das necessidades académicas dos gestores das escolas e internatos na cidade de Montepuez, em Junho de 2007, a ESA apresentou um plano de formação bastante realista e com previsões de resultados satisfatórios.

A formação tem 16 formandos/as, directores de escolas e internatos da província de Cabo Delgado, de forma a que o trabalho prático seja optimizado. A formação ocorrerá em 3 fases, sendo que a 1ª fase (10 – 14 de Março de 2008), foi dedicada ao diagnóstico e conceitos; a 2ª (31 de Março – 04 de Abril de 2008), será dedicada ao levantamento de informação e hipóteses de projecto nas escolas – internatos e a 3ª (21 – 23 de Abril de 2008), será de apresentação de um projecto a realizar a curto prazo e plano de projectos de desenvolvimento para um ano.

A fase actual tem como objetivos:

• Analisar o estado actual da escolas/internatos de cada um com base no dossier preparada durante a pausa da formação;
• Desenho de acções a tomar para melhoramento de algumas situações;
• Como motivar, liderar e trabalhar em equipa;
• Que os formandos preparem a estrutura do projecto que querem desenvolver no prazo de 6 meses;
• Criação de um plano de projectos anual de melhoramento das escolas/internatos.

A formação está a decorrer de forma presencial e em sala para o efeito, sob orientação da Mestre Ana Freitas, docente nesta Universidade. Está sendo utilizado o método expositivo com recorrência a exercícios práticos. Será realizada uma avaliação no final do curso. A certificação deste curso é conferida pela Escola Superior Aberta da Universidade Politécnica, através da atribuição de um certificado de participação, de acordo com o regulamento utilizado pela Instituição.

Para mais informações, queiram, por favor, contactar a Directora da ESA, Mestre Andrea Serra, ou o Responsável pela Coordenação do Curso, Licenciada Joana de Carvalho.

ESA e Licenciatura em Estudos de Desenvolvimento

ESA iniciou a 3ª Edição do Curso de Licenciatura em Estudos de Desenvolvimento em Nampula com 80 estudantes

No dia 10 de Março do corrente ano, iniciou em Nampula, a 3ª Edição do Curso de Licenciatura em Estudos de Desenvolvimento com um total de 80 alunos, sendo que 40 destes alunos são funcionários do governo provincial que, sob apoio do Governo, em parceria com a Universidade Politécnica, estão a frequentar o Curso por forma a elevar as suas qualificações académicas e técnicas.

O Curso funciona com duas turmas nos turnos laboral e pós-laboral, nas instalações da Extensão da Universidade Politécnica em Nampula. A primeira disciplina desta Edição do Curso, Políticas Públicas e Privadas, foi leccionada pelo Mestre Valente Matabla, docente do Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias da Universidade Politécnica em Quelimane, província da Zambézia.

Esta licenciatura, em regime presencial e modular, irá decorrer até ao ano de 2010, em simultâneo com a 2ª Edição do Curso que iniciou em Novembro de 2007 e que está agora no seu 2º Módulo, tendo o seu término em 2009.

Para mais informações, queiram, por favor, contactar o Responsável pela Coordenação do Curso na ESA, Licenciada Joana de Carvalho.