terça-feira, setembro 23, 2008

Curso prático: “Práticas de Tramitação em Processo Penal”

O Centro de Assistência e Práticas Jurídicas – CAPJ, realiza o curso prático sobre: “Práticas de Tramitação em Processo Penal”. As inscrições estão abertas de 23 a 29 de Setembro de 2008.
Para mais informações, veja o cartaz.
Os melhores cumprimentos,
DCCI

Formação em Educação à Distância (EAD)

A Escola Superior Aberta (ESA) da Universidade Politécnica, em parceria com a Universidade de Uberaba (UNIUBE) do Brasil, realizou no período de 26 de Agosto a 09 de Setembro um conjunto de acções de formação sobre Educação à Distância (EAD), direccionadas para Tutores, Docentes e Elaboradores de Materiais auto-instrucionais.

Um total de 61 formandos participaram nos três cursos, nomeadamente: 15 no Curso de Tutores, 16 no Curso de Elaboração de Materiais para EAD e 30 no Curso de Docentes para EAD. Para além dos 61 formandos, 5 elementos da equipa da ESA também fizeram estas formações e 5 elementos da equipa constituída pela ESA para a adaptação dos materiais da UNIUBE ao contexto moçambicano, para a futura oferta de cursos à distância.

As referidas acções de formação constituem um requisito de admissão aos profissionais que se candidatam para actuarem em cursos de Educação a Distância a serem oferecidos pela Universidade Politécnica.

A formação orientada para a Tutoria teve como objectivos dotar os candidatos de conhecimentos sobre os fundamentos da educação a distância, fornecer lhes a base teórica e prática para os trabalhos com grupos de alunos durante o processo de ensino – aprendizagem, criar espaços que estimulem a auto e a hetero percepção de habilidades e atitudes que levam ao adequado e satisfatório acompanhamento dos alunos e propor sugestões que possam aprimorar e transformar os conhecimentos teóricos em prática.

A formação orientada para a elaboração de materiais para EAD visou fornecer aos candidatos os fundamentos e as necessidades básicas para tratamento didáctico – pedagógico de conteúdos específicos para utilização em cursos na modalidade de EAD via material impresso e e-learning.

A formação objectivo principal da formação de Docentes era de sensibilizar e capacitar os docentes para actuação na modalidade de educação a distância, pois essa actuação forçosamente defere da actuação dos Docentes nos Cursos presenciais.

A Formação decorreu no ambiente de workshops, trabalhos individuais e em grupos, simulação de produção de materiais tradicionais para EAD (livros, brochuras) e no ambiente de e-learning.

No final da formação, recolhemos as impressões dos vários formandos que participaram nas três vertentes do Curso:
“Ganhei e ampliei os meus conhecimentos em relação a EAD, pois antes apenas tinha uma informação muito geral. Fiquei a saber como melhorar a abordagem dos temas e principalmente como estruturar todos os passos até a elaboração em si”.
Iria Diana Pereira (Formação de Docentes para EAD)

“Adquiri os novos conhecimentos sobre EAD, as suas técnicas, as vantagens e a sua evolução no tempo. Além disso obtive a informação actualizada sobre a elaboração e tratamento do material para a EAD”.
Helena Andela (Formação em Elaboração de Materiais para EAD)

“Tentei tirar o máximo do proveito no decorrer do Curso, procurando comparar a experiência adquirida durante a formação de docentes com a formação dos tutores. Conclui que na minha experiência anterior (professor – assistente), já desempenhei a função do tutor (sem ter essa denominação), pois orientava os estudantes em aspectos ligados a métodos se ensino.
Nesta formação familiarizei-me mais com os métodos do ensino e aprendizagem modernos, centrados nos formandos”.
Agnélio Pita (Formação de Tutores para EAD)