quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Ensino a Distância é uma realidade na Politécnica

A Escola Superior Aberta (ESA) da Universidade Politécnica iniciou o ano lectivo dos Cursos a Distância com a realização do primeiro encontro presencial do presente semestre - o Seminário de Integração. O referido Seminário decorreu nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro (sábado e domingo) passados nas novas instalações da ESA.
A Escola iniciou o semestre com 121 estudantes inscritos nos cursos a distância divididos em 3 turmas, sendo duas para o Curso de Gestão de Empresas e uma turma para o Curso de Gestão de Recursos Humanos.
Todos os cursos a distância que a ESA lançou conferem o grau de Licenciatura e tem a duração de 4 anos. Em cada semestre, para além do estudo individual sob responsabilidade de cada estudante, estão programados 6 encontros presenciais, dois seminários e quatro oficinas de apoio à aprendizagem. Os seminários constituem momentos para tutores, professores e convidados externos abordarem os diversos temas das disciplinas curriculares em forma de palestras, debates, e dinâmicas de grupo. Enquanto que as oficinas de apoio à aprendizagem constituem momentos para os tutores orientarem os estudantes na realização de leituras, exercícios e actividades práticas dos conteúdos curriculares.
O estudante também beneficia de um sistema de tutoria. Semestralmente, cada disciplina possui um tutor que atende os alunos em calendário e horários préviamente definidos via presencial, por e-mail, fax e através de uma linha de celular.
No primeiro Seminário de Integração que marcou o início do semestre no dia 31 de Janeiro os estudantes receberam formação sobre como aceder ao Sistema de Gestão Académica e ficaram a conhecer as instalações e espaços de acesso da Universidade Politécnica via imagens projectadas em slides.


A Equipa da ESA procedeu à apresentação da Universidade, sua missão, objectivos, áreas de intervenção, estruturas orgânicas e da história de como nasceu a ESA para, posteriormente, explicar o funcionamento dos cursos a distância.
Os estudantes receberam os materiais em formato impresso compostos por guias de estudo para cada disciplina e o guia do estudante. A equipa da ESA explicou como os materiais deveriam ser usados para integrar os alunos no processo de aprendizagem que, nesta modalidade, passa a ser gerido em ritmo, tempo e método pelo próprio aluno. Em conjunto com os materiais, cada estudante recebeu o calendário semestral com toda a informação necessária, assim como os contactos importantes para que eles possam comunicar e interagir quer com a equipa pedagógica e administrativa da ESA, quer com os tutores das diversas disciplinas do semestre.

A Palestra de início das actividades curriculares com o tema: "A Gestão no contexto actual Moçambicano" foi orientada pelo Dr. Mauro Nankin, Psicólogo da área organizacional, com 20 anos de experiência em consultoria de planeamento, produtividade, qualidade e actualmente Director de Recursos Humanos na CETA S.A. (empresa de construção civil com cerca de 3000 trabalhadores).
Outros temas introdutórios das componentes currículares dos cursos de gestão de empresas e gestão de recursos humanos foram abordados pelos tutores focando as áreas de empreendedorismo, contabilidade e matemática como ferramentas de apoio na tomada de decisões em gestão, a área de psicologia organizacional, teorias da administração, sociologia das organizações e ainda a área de metodologia do trabalho científico.

De referir que os 7 tutores do presente semestre passaram por um processo rigoroso de recrutamento e selecção que iniciou com 100 candidatos, passando por uma fase de 60 pré-seleccionados que passaram por uma formação em Ensino a Distância, tendo sido aqueles que melhor desempenho apresentaram na avaliação final da formação oferecida pela ESA em Agosto do ano passado.
A ESA entra agora num novo percurso de gestão educacional, com a implementação desta nova modalidade de ensino na Universidade que traz muitos desafios, mas também um grande potencial ao futuro do ensino nesta Universidade e em todo o país. A todos os estudantes dos cursos a distância da ESA, desejamos sucessos no seu percurso académico.