quarta-feira, abril 25, 2007

ISPU conta com Gabinete de Atendimento psicológico

COMUNICADO À IMPRENSA
PARA PUBLICAÇÃO IMEDIATA

Tem lugar no próximo dia 26 de Abril, na Sede do IPS, entidade detentora do ISPU, sita nas antigas instalações da Reitoria do ISPU (AV. Paulo Samuel Kankhomba, 1170), pelas 9 horas, a Cerimónia de Inauguração do Gabinete de Atendimento Psicológico do ISPU.

O Gabinete em referência foi criado no âmbito do Projecto de Combate ao HIV – SIDA desenhado por esta Instituição de Ensino Superior.
O acto inaugural será dirigido pelo Reitor do ISPU, Prof. Doutor Lourenço do Rosário, e será testemunhado por quadros séniores do Secretariado Executivo do Conselho Nacional do Combate ao SIDA (SE-CNCS), da Direcção da Saúde da Cidade, quadros de direcção, docentes, estudantes e funcionários da Academia sita na Av. Paulo Samuel Kankhomba.
Para além da inauguração do Gabinete de Aconselhamento lançar-se-ão outros programas, tais como a campanha de testagem voluntária, com a colaboração duma equipa técnica do PSI, a doação de sangue, que para o efeito se deslocará ao local uma equipa do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo, a inauguração de um painel de assinaturas, sob o lema “Não à discriminação de PVHS dentro e fora do ISPU”, a projecção de “slides” com fotografias do Projecto ISPU – SIDA e exposição das actividades que levadas a cabo pelo Projecto de Combate ao SIDA do ISPU.
As acções de combate ao SIDA vêem sendo desenvolvidas desde finais do ano de 2006, altura em que o SE-CNCS disponibilizou fundos às universidades para participarem no combate a doença do século.
Estão envolvidos no Projecto de Combate ao SIDA do ISPU docentes e investigadores com larga experiência em matéria de HIV – SIDA,. Tais como o Prof. Doutor Hachimo Chagane, o Dr. Fernando Ribeiro e a Dra. Kátia Vassoa.
Para mais informações, queira contactar a Coordenadora Técnica do Projecto de Luta Contra o SIDA, Dra. Andrea Serra (Cel 82 42 15 190), ou a Assistente da Coordenação do Projecto de Luta Contra o SIDA, Dra. Girlane da Silva (Cel 84 39 80 685).

Maputo, 23 de Abril de 2007.

CAMPANHA: ISPU COM A COMUNIDADE

No âmbito do Projecto ISPU SIDA - Investigação, Educação e Tratamento, está a ser preparado um conjunto de actividades intitulado: "ISPU com a comunidade", a realizar-se no dia 26/04/2007 a partir das 9 horas no pátio do Campus do ISPU.
Programa
9:00h – Inauguração do Gabinete de Atendimento Psicológico Local: IPS, lda.
Coordenação: Mestre Kátia Vassoa
Participantes: Magnífico Reitor do ISPU, Corpo Directivo, Docentes, estudantes e funcionários do ISPU
9:15h em diante – Início do Programa de Testagem voluntária pela equipa técnica DA PSI Coordenação: Prof. Doutor Hachimo Chagane em parceria com a PSI
9:15h em diante – Início do Programa de recolha de sangue pela Unidade Móvel do Banco de Sangue do HIV
Coordenação: Licenciado Aurélio Ginja em parceria com o Banco de Sangue do HCM e a Associação Moçambicana de doadores de sangue
9:15h em diante – Inauguração do Painel de assinaturas “Não à discriminação de PVHS dentro e for a do ISPU”
Coordenação: Licenciado Aurélio Ginja em parceria com a AEISPU
9:15h em diante – Projecção de slides com fotografias do Projecto ISPU SIDA
10:30h – Início DA distribuição de Preservativos 11.00- Actuação do Duo musical Mbila
11.10 - Poesia
11.20 - Concursos alusivos à temática DA prevenção e combate ao HIV-SIDA
16: 00h em diante – Exposição dos sub-projectos do Projecto ISPU SIDA
Coordenação: Mestre Andrea Serra, em parceria com os coordenadores dos diversos Sub-projectos
16:30h - Peça teatral sobre o HIV
17:00h - Encerramento da Campanha
Vimos, por este meio, convidar O Corpo Directivo, docentes, estudantes e todos os trabalhadores do ISPU a participarem na campanha.
Sector de Relações Públicas e Protocolo do ISPU