quinta-feira, março 29, 2007

Jornadas Científicas no ISPU

Neste momento, estão a decorrer no Instituo Superior Politécnico e Universitário (ISPU), as Jornadas Científicas dos Cursos de Administração e Gestão de Empresas (AGE) e Contabilidade e Auditoria (CA).
Os principais convidados são os Discentes e Docentes destes cursos, mas as Jornadas estão abertas à Comunidade Académica e Científica do ISPU e ao público em geral.
Trata-se de uma série de palestras que visam proporcionar aos participantes o contacto com os resultados mais recentes das pesquisas de Docentes e Discentes de diversas áreas de Gestão.
É um evento voltado para a disseminação de estudos Científicos e tem como propósito fundamental promover a troca de experiências entre pesquisadores e Comunidade Científica, divulgando o trabalho de Académicos e Professores de Graduação ou Pós-Graduação permitindo saber que temas ou linhas de investigação são trabalhados e por quem, traduzindo-se em uma mais valia para a Universidade e seus membros, na medida em que permite identificar áreas comuns de trabalho, pessoas envolvidas e união de esforços no alcance de maiores objectivos, generalizando alianças estratégicas multidisciplinares e esforços inter-faculdades.

Um evento deste género é mais que uma actividade isolada:
É um evento que se situa ao centro de uma política de formação Científica;
É um evento formador de opiniões;
É um evento criador de cultura. Aliás, essa é a finalidade mais nobre do
ensino universitário: criar no corpo Docente e Discente o gosto e a motivação pela Ciência, alimentando uma cultura do método Científico. Colocar a Ciência, seja a Ciência já sistematizada seja aquela que nasce das pesquisas que se sucedem na descoberta e na interpretação de novos fenómenos, a serviço da Comunidade, em prol do desenvolvimento do bem estar social e da qualidade de vida de seus cidadãos.
Os temas a serem apresentados são os abaixo descriminados:
ANFITEATRO DO ISPU
27 de Março
16:30/17:30
Modelo Quadro Lógico na Gestão de projectos nas Organizações
Assane Adam, Eduardo Abrão, Inês Inguane
17:45/18:45
O papel dos Auditores externos na detecção e relatos de erros, fraudes e ou actos ilegais
Dr. Venâncio Chirrime, Docente

28 de Março
16:30/17:30
A livre Circulação de pessoas, bens, serviços e capitais - Que futuro para Moçambique (Concorrência, PME's, Vantagens, Inconvenientes, Estratégias)
Hermínio Tobela, Melânia Detepo, Cristina Detepo
17:45/18:45
Gestão de Tempo,
Dr. Mahomade Adil, Docente

29 de Março
16:30/17:30
O novo Plano Geral Contabilidade de Moçambique
Dr. Gildo Lucas, Docente
17:45/18:45
Global Managament Challenge
Dr. José de Albuquerque, Consultor

30 de Março
17:30/19:00
Impacto do Investimento Estrangeiro em Moçambique
Dr. Mahomade Rafik, Director do CPI

Os temas a serem apresentados para além de cativantes, têm vindo a ganhar destaque no quotidiano das empresas, e acredita-se que os mesmos são de grande interesse para os gestores.
Pretende-se que em paralelo às palestras, sejam exibidas exposições de DVD´s e Livros de Gestão da British Council e da Editora Escolar.

A comissão Organizadora:
Coordenadores de CA e AGE: Dr. Mansur Valabdas 82-3257460 e Xavier de Jesus 82 - 3199790
Assistentes do Curso:
Dr. Mahomed Adil 82 – 3944070
Dr. António Sendi 82 – 4957220
Marlo 82 – 7677170
Bento Gonçalves 82– 3202580