terça-feira, abril 01, 2008

ESA forma Gestores em Cabo Delgado

Arrancou a 2ª Fase da formação de Gestores de Escolas e Internatos na Província de Cabo Delgado

No dia 31 de Março arrancou a 2ª Fase da formação de Gestores de Escolas e Internatos na Província de Cabo Delgado, na cidade de Montepuez, projecto implementado pela Escola Superior Aberta (ESA) da Universidade Politécnica sob financiamento da Caritas Moçambique.
Após fazer um pesquisa das necessidades académicas dos gestores das escolas e internatos na cidade de Montepuez, em Junho de 2007, a ESA apresentou um plano de formação bastante realista e com previsões de resultados satisfatórios.

A formação tem 16 formandos/as, directores de escolas e internatos da província de Cabo Delgado, de forma a que o trabalho prático seja optimizado. A formação ocorrerá em 3 fases, sendo que a 1ª fase (10 – 14 de Março de 2008), foi dedicada ao diagnóstico e conceitos; a 2ª (31 de Março – 04 de Abril de 2008), será dedicada ao levantamento de informação e hipóteses de projecto nas escolas – internatos e a 3ª (21 – 23 de Abril de 2008), será de apresentação de um projecto a realizar a curto prazo e plano de projectos de desenvolvimento para um ano.

A fase actual tem como objetivos:

• Analisar o estado actual da escolas/internatos de cada um com base no dossier preparada durante a pausa da formação;
• Desenho de acções a tomar para melhoramento de algumas situações;
• Como motivar, liderar e trabalhar em equipa;
• Que os formandos preparem a estrutura do projecto que querem desenvolver no prazo de 6 meses;
• Criação de um plano de projectos anual de melhoramento das escolas/internatos.

A formação está a decorrer de forma presencial e em sala para o efeito, sob orientação da Mestre Ana Freitas, docente nesta Universidade. Está sendo utilizado o método expositivo com recorrência a exercícios práticos. Será realizada uma avaliação no final do curso. A certificação deste curso é conferida pela Escola Superior Aberta da Universidade Politécnica, através da atribuição de um certificado de participação, de acordo com o regulamento utilizado pela Instituição.

Para mais informações, queiram, por favor, contactar a Directora da ESA, Mestre Andrea Serra, ou o Responsável pela Coordenação do Curso, Licenciada Joana de Carvalho.

Sem comentários: