quinta-feira, dezembro 13, 2007

Politécnica no Conselho de Administração do INED

Universidade Politécnica representada no Conselho de Administração do INED

Decorreu na manhã do dia 12/12/2007 a primeira Sessão Ordinária do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Educação à Distância (INED) presidida pelo Dr. Arnando Nhavoto, Presidente daquele orgão.

O INED é uma instituição pública, coordenadora e reguladora da Educação à Distância, no âmbito do Sistema Nacional de Educação, criada a 17 de Outubro de 2006, e é dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, técnica e científica.

De acordo com o Estatuto Orgânico do INED, publicado no Decreto nº 49/2006 de 26 de Dezembro, este instituto tem como principais atribuições:
- Definir políticas, regulamentos, estratégias e planos de implementação do sistema de Educação à Distância;
- Garantir o funcionamento da rede nacional de Centros Provinciais de Educação à Distância;
- Criar e desenvolver o sistema de acreditação no âmbito desta modalidade de educação

Integram o Conselho de Administração desta instituição representantes de diversas instituições públicas e privadas do país e um representante da sociedade Civil. A Universidade Politécnica, faz-se representar no referido órgão pela Directora da ESA, Mestre Andrea Serra, de acordo com o despacho do Magnífico Reitor desta instituição, de 8 de Novembro do corrente ano.

Segundo a Directora da ESA, Mestre Andrea Serra, a criação do INED irá permitir o desenvolvimento desta modalidade de Ensino no país como forma de aumentar os índices de acesso à educação a todos os moçambicanos. A própria diversidade de representantes no Conselho de Administração daquele instituto é, segundo a Directora da ESA, um sinal de que a Educação à Distância no nosso país deve ser muito bem articulada entre todos os intervenientes para que seja um sucesso, pois são muitos os desafios que se colocam a esta modalidade de aprendizagem.
Após a realização da primeira Sessão Ordinária do Conselho de Administração do INED, os membros fizeram uma visita às instalações do novo e primeiro Centro de Recursos do INED, em Maputo, que está localizado ao lado das actuais instalações do campus da Universidade Pedagógica, em Lhanguene. O objectivo do INED é a expansão destes Centros por todo o país. Neste momento, para além do Centro de Recursos em Maputo, o INED já tem construído o Centro de Recursos de Niassa, e pretende, numa fase posterior, criar estes centros nas províncias de Tete, Manica e Gaza.

Sem comentários: