segunda-feira, dezembro 01, 2008

Politécnica participa no 1° Simpósio de EAD dos PALOP

Decorreu de 30 a 31 de Outubro do presente ano o 1° Simpósio de Educação a Distância dos Países de Língua Oficial Portuguesa. O evento foi organizado pela Universidade Aberta, instituição superior pública portuguesa de ensino a distância, que comemorou, no corrente ano, 20 anos de existência.

Nestas duas décadas, a Universidade Aberta impôs-se, no panorama nacional e internacional, como instituição de referência no domínio do EaD e da formação superior. O seu crescimento institucional conheceu uma nova dinâmica com o alargamento de actividades de cooperação com os países de língua oficial portuguesa; tornando-se, assim, uma instituição que se encontra na vanguarda da cooperação, promotora, facilitadora e potenciadora de saber, de cultura e de desenvolvimento, em língua portuguesa.

O evento, que decorreu nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio do Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal, fomentou uma reflexão profunda e plural sobre o papel da educação superior a distância dos países de língua oficial portuguesa, através dos seguintes paineis:

· PAINEL 1 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO
Moderador: Inês Rosa (Vice Presidente do IPAD)
Oradores: Adão do Nascimento (Secretário Estado do Ensino Superior de Angola); António Domingos Franque (Director do Instituto Nacional de Educação a Distância de Moçambique); Hermano Carmo (Professor Decano da Univ. Aberta); Vera Duarte (Ministra da Educação e Ensino Superior de Cabo Verde)

· PAINEL 2 - METODOLOGIAS DE ENSINO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Moderador: Clóvis Pinto de Castro (Vice-Reitor Univ. Metodista de S.
Paulo)
Oradores: António Correia da Silva (Reitor da Univ. Cabo Verde); Andrea Folgado Serra (Instituto de Formação Bancária de Moçambique e Directora do Escola Superior Aberta da Univ. Politécnica); Humberto Falcão (Reitor da Fundação Univ. do Tocantins), Lina Morgado (Prof. da Univ. Aberta)

· PAINEL 3 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA
Moderador: Filomena Amador (Univ. Aberta)
Oradores: João Loução (Coordenador da Rede Lusófona GDLN); Jorge Atouguia (Investigador do IHMT - UNL); Miguel Fialho de Brito (Vice-Presidente do Instituto Camões); Sérgio Ferreira do Amaral (Prof. Univ. Estadual de Campinas)

· PAINEL 4 - UM MODELO PEDAGÓGICO VIRTUAL NA U AB
Moderador: António Quintas (Univ. Aberta)
Oradores: António Teixeira (Pró Reitor da Univ. Aberta para a Inovação); Alda Pereira (Docente Univ. Aberta); Isabel Seara (Docente Univ. Aberta); Manuela Fonseca (Estudante de 1º Ciclo da Licenciatura em Educação - Novo Modelo Pedagógico da Univ. Aberta); Maria Ofélia Mendes - Estudante do 2º Ciclo do Curso de Pós Graduação em Ensino: CEEN - Novo Modelo Pedagógico da Univ. Aberta)

· PAINEL 5 - POR UMA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA NOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA
Moderador: Filipe Zau (Assessor do Ministro da Educação de Angola)
Oradores: Alfredo Matta (Associação Brasileira de Ensino a Distância); António Lobo de Pina (Presidente do ISE - Univ. de Cabo Verde); Carla Oliveira (Pró Reitora da Univ. Aberta para a Cooperação); Lourenço do Rosário (Reitor da Univ. Politécnica de Moçambique); Suzanette Costa (Vice-Reitora da Univ. Agostinho Neto)

A Universidade Politécnica foi convidada a participar deste evento fazendo-se representar pelo seu Reitor, Professor Doutor Lourenço do Rosário que integrou o painel 5 e pela Directora da ESA, Mestre Andrea Serra que integrou o painel 2 onde apresentou a sua comunicação com o tema: “Metodologias de EAD na formação de Recursos Humanos: Experiências e Perspectivas de duas instituições de Moçambique (A Politécnica e o IFBM)”.

De Moçambique, para além da Universidade Politécnica, fizeram-se presentes representantes do INED/MEC, da UP e da ACIPOL, tendo o evento proporcionado oportunidades de troca de experiências e desafios sobre o EAD entre os participantes.

No momento de encerramento do Simpósio, o Reitor da Universidade Aberta, Prof. Doutor Carlos Reis, apresentou aquilo que foram as principais conclusões dos debates realizados nos dois dias do evento, deixando importantes recomendações para o desenvolvimento do EAD nos PALOP. Veja aqui o documento completo destas conclusões e recomendações.

Fonte: ESA

Sem comentários: